Pular para o conteúdo principal

"O QUE SERÁ QUE A SOCIEDADE PREFERE: CONSUMIR FILÉS IMPORTADOS E CONGELADOS OU FILÉ DE TILÁPIA PRODUZIDO NO BRASIL"


POSTAS DE TILÁPIAS NA CERVEJA

A TILAPICULTURA (CRIAÇÃO DE TILÁPIA) NO BRASIL É UMA REALIDADE, E EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS SE TORNOU O CARRO CHEFE NA PRODUÇÃO DE PESCADOS DE ÁGUA DOCE. ENTRETANTO, A ATIVIDADE VEM SOFRENDO ATAQUES DE ACADÊMICOS QUE BASEADOS EM SUAS PESQUISAS LITERÁRIAS E NÃO PRÁTICAS, LEVANTAM QUESTÕES COMO INVASORAS, ESTABELECIDAS, NÃO ESTABELECIDAS, IMPACTANTES OU ALÓCTONES. AFIRMAM COM VEEMÊNCIA! MÁS EM SUAS PESQUISAS DE CAMPO NÃO COMPROVAM O QUE DIZEM, PORQUE NÃO VEJO ARTIGOS COMPROVANDO O IMPACTO NO AMBIENTE CAUSADO ESPECIFICAMENTE PELA TILAPICULTURA.
ENQUANTO ISSO O BRASIL GASTA MAIS DE 300.000.000 DE DÓLARES EM IMPORTAÇÃO DE PESCADOS DO VIETINÃ, CHINA, CHILE E OUTROS PAÍSES.
EM UM PAÍS ONDE SOMOS INVASORES, EXÓTICOS E ESTABELECIDOS, AS ESPÉCIES INVASORAS FREQUENTAM O NOSSO CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR NA FORMA DE PRODUTOS DERIVADOS DO CAFÉ, BOVINOS, SUÍNOS, AVES, ARROZ, SOJA, FEIJÃO E ETC.
SOU BIÓLOGO E TÉCNICO NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES; SEI QUE PARA PRODUZIR O PESCADO EU PRECISO DAS MELHORES CONDIÇÕES AMBIENTAIS POSSÍVEIS. EM CADA SISTEMA DE CRIAÇÃO EXISTE OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E AS MEDIDAS QUE VISAM MINIMIZAR IMPACTOS E ESCAPES DE ESPÉCIMES DE PEIXES PARA O AMBIEMTE. TAMBÉM TENHO A CLAREZA QUE NENHUM TIPO DE CRIAÇÃO OU SISTEMA DE PRODUÇÃO SEJA ELE QUAL FOR (BOVINOCULTURA, SUINOCULTURA, AVICULTURA, INDUSTRIALIZAÇÃO) NÃO CAUSE IMPACTO AMBIENTAL.
A PRODUÇÃO DE PEIXES EM CATIVEIRO GERA RENDA, FIXA O HOMEM NO CAMPO, PRODUZ PESCADO COM CONTROLE SANITÁRIO E RESPEITA O MEIO AMBIENTE, PORQUE PRECISA DA AUTORIZAÇÃO DOS ORGÃOS AMBIENTAIS (IAP, IBAMA, DPRN E OUTROS) RESPONSÁVEIS PELA LEGALIZAÇÃO.
OS PRODUTOS DA TILAPICULTURA SÃO FISCALIZADOS PELOS ORGÃOS COMPETENTES E SÃO DE ÓTIMA QUALIDADE, PORÉM VEM SOFRENDO COM A CONCORRÊNCIA DE PRODUTOS IMPORTADOS DE PAÍSES DA ÁSIA, QUE VÃO GERAR RENDA AOS PRODUTORES DESTES PAÍSES.
TALVEZ SEJA O MOMENTO DE ESPECIALISTAS E PRODUTORES DISCUTIREM COMO MELHORAR AS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DA TILÁPIA, JÁ QUE A SUA CRIAÇÃO A MEU VER É UM CAMINHO SEM VOLTA.




Postas de tilápia temperadas com cerveja
Ingredientes:
01 quilo de postas de Tilápia
01 copo de cerveja
200 g farinha de trigo
02 colheres (sopa) de maizena
01 colher de fécula de batata
½ litro de óleo para fritura
Modo de preparo:
Temperar as postas com alho, 01 colher de chá de sal, 01 limão, gengibre ralado e cerveja, deixe repousar por 30 minutos.
Em um saco plástico, misture a farinha, maisena, a fécula de batata e uma pitada de sal. Coloque as postas e faça movimentos (agitar) até que estes fiquem empanados. Depois frite em óleo bem quente.
Dica: usar 02 colheres de sopa de shoyu, gengibre ralado e um pouco de wasabi para fazer o molho. Salpicar cebolinha sobre as postas e servir como aperitivo ou como prato principal com arroz e salada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS: RENDIMENTOS E PERDAS"

Os rendimentos na filetagem da tilápia são variáveis, e fatores como o tamanho, sexo e a linhagem dos peixes devem ser considerados. Este é, obviamente, um elemento importante para ser incluído no cálculo dos custos de produção. O rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, em torno de 8 a 12% do peso corporal constitui-se em vísceras.  Para filés com pele : podem ser obtidos os rendimentos de 40 a 42%.  Para os filés sem pele : cerca de 32% a 38% podem ser alcançados se o filetagem for feito de forma manual e apenas 30% a 31% se for realizado em uma máquina de filetagem. Perdas durante o congelamento : o congelamento pode ser feito antes de embalagem dos filés, e pode gerar perda de 1 a 3% (dependendo do sistema de congelamento utilizado). O processo de congelamento deve ser realizado tão rapidamente quanto possível e o material congelado deve ser embalado antes ou logo após o congelamento, a fim de evitar perdas por desidratação. Tabela. Porcentag

"FRIGORÍFICO DE PEIXES SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS"

EMPRESA DE AGRONEGÓCIO QUE ATUA NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES DESDE 1995; PRODUZINDO, ABATENDO E COMERCIALIZANDO FILÉS DE TILÁPIA E PEIXES PARA PESQUEIROS.  A CRIAÇÃO É REALIZADA COM NORMAS TÉCNICAS BASEADAS NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E NA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS.   LOCALIZAÇÃO: ROLÂNDIA – PR VISITE NOSSO SITE: http://pescadossmartfish.com.br/index.php  PRODUTOS SMARTFISH PESCADOS SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - E-mail: pescados.smartfish@hotmail.com site:... Telefones: Fixo: 43-3256-4023 Vivo: 43-9148-1075 Tim: 43-9972-2536 Oi: 43-8455-6601 Claro: 43-8801-8387 A META DE PRODUÇÃO E ABATE DA SMARTFISH É  900 TONELADAS DE PEIXES/ANO E O OBJETIVO É CHEGAR A 7 TONELADAS/DIA.       PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES SAUDÁVEIS PARA O CONSUMO: AQUISIÇÃO DE ALEVINOS DA PISCICULTURA AQUABEL: FONE: 43-3255-1555 ESTOCAGEM AGENDADA ALEVINOS COM ÓTIMA GENÉTICA ALEVINOS COM 5 DIAS DE ESTOCAGEM Juvenis

"FORNECEDORES DE ALEVINOS E PEIXES NA REGIÃO DE LONDRINA E NORTE DO PARANÁ"

Engorda intensiva - tilápias se alimentando e muito saudáveis. 1.        PISCICULTURA AQUABEL – ROLÂNDIA – PR ALEVINOS DE TILÁPIA – PA E SUPREME. FONE: 43 – 3255-1555 – site: pisciculturaaquabel.com.br. Eng. Agrônomo Ricardo Luis, gerente geral da Aquabel e responsável pela comercialização de alevinos. Alevinos depurando para entrega aos piscicultores   Embalagem com alevinos preparados para o transporte http://criapeixe.blogspot.com/2013/01/piscicultura-aquabel-um-marco-na.html 2.        PISCICULTURA BANDEIRANTES – ROLÂNDIA – PR PEIXES VIVOS PARA PESQUEIRO – TILÁPIAS E PACU. FONE: 43 – 9972-2536. 3.        JULIO HERMANN LEONHARDT – PISCICULTURA MATÃO - FLORESTÓPOLIS – PR ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA. 4.        JANETE/VALMOR – CAMBARÁ – PR ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS: CARPAS, PACU, DOURADO, PINTADO E OUTRAS. FONE: 43 – 9109-9090. 5.        ROBERTO MOREIRA – SANTA MARIANA – PR ESPÉCIES NATIVAS: PACU