Pular para o conteúdo principal

"AÇÕES IMPORTANTES PARA MANTER A SANIDADE DOS PEIXES NO INVERNO"


        Antes da chegada e no próprio período do inverno, os piscicultores devem adotar medidas preventivas, como: fazer um planejamento das atividades diárias visando o bem estar dos peixes, e evitar o manuseio destes com biometrias, classificação e despescas. Alimentar os peixes com rações com teores de proteína e energia adequadas para este período, suplementar as rações com vitamina C e oferecer somente a quantidade consumida pelos peixes, atenção com a temperatura que é extremamente importante para o manejo alimentar. Pois +1˚C pode alterar o metabolismo em 10% para mais ou -1˚C para menos 10% e com isso diminui o consumo de ração e há menor crescimento. 
      Fazer o monitoramento das variáveis limnológicas e aplicar as boas práticas de manejo. É interessante observar a renovação da água do viveiro, para que esta não se torne muito transparente para evitar a queimadura dos peixes pelos raios ultravioleta, porque pode causar lesões que abrirão porta de entrada para os patógenos oportunistas, como fungos e bactérias.
 Tambacus na superfície se aquecendo com o sol

     Evitar o excesso de matéria orgânica nos viveiros é outro fator importante na prevenção dos problemas em qualquer período do ano, mas no inverno se reveste de muita importância por se tornar substrato para o crescimento de protozoários e outros parasitas dos peixes. Portanto uma boa higiene nos tanques e viveiros deve ser executada antes da entrada do inverno, bem como aplicar um vazio sanitário e fazer uma boa desinfecção com CaO (óxido de cálcio).  
    A alcalinidade total é uma variável importantíssima porque define a capacidade do efeito tampão da água do viveiro. Caso ocorra a queda da concentração para níveis baixos e a variação de pH entre a manhã e à tarde devemos estar aumentando esse valor com a adição de calcário ou cal virgem. Dureza – influencia na composição do plâncton e na ação das bactérias decompositoras no filtro biológico e devemos manter entre 50 a 75 mg de CaCO3/litro de água do filtro ou viveiro. A alcalinidade total por essas características também se constitui em uma medida preventiva de doenças, principalmente no inverno. O gás carbônico – não apresenta toxidades, mais afeta a absorção dos alimentos ingeridos alterando a conversão alimentar. Evitar o fornecimento de ração com concentrações superiores a 15 mg/l, geralmente 30 minutos de aeração são suficientes para eliminá-lo ou a aplicação de 20 quilos de hidróxido de cálcio reduz a sua concentração no ambiente.
Cuidados com as parasitóses no inverno:
    O Ichthyophthirius multifiliis é um dos patógenos mais importantes que acometem os peixes neotropicais no inverno, principalmente para as fases jovens como alevinos e juvenis, geralmente as mortalidades são elevadas.
É um protozoário arredondado e ocasionalmente ovalado, ciliado com ± 1,0 mm de tamanho. Na forma adulta denominada Trofonte apresenta um núcleo central em forma de ferradura, parasita os tecidos do corpo e brânquias, quando atinge a maturidade sai do peixe e se se aloja no fundo do viveiro sobre o substrato. Esta forma chamada de tomonte, que irá sofrer divisões binárias gerando tomitos, que por sua vez se transformarão nas formas infectantes denominadas terontes, que precisa encontrar um hospedeiro em poucas horas ou caso contrário morrerão, mas este tem condições também de completar o ciclo no corpo do peixe.



Forma adulta ou teronte, macronúcleo em forma de ferradura.

Sinais clínicos
Presença de pontos brancos sobre a pele, escamas, nadadeiras, opérculo, boca e brânquias e lesões nas áreas parasitadas. A seguir fotos de grandes mortalidades ocorridas durante o inverno, na minha região.


Alta mortalidade de Astyanax alptiparanae (Lambari) causada por Ichthyophthirius, na região de Londrina - PR - Foto: Mauro Caetano Filho



Grande mortalidade de Matrinxã (Brycon cephalus) por Ichthyophthirius em Tamarana - PR, onde a região é muito fria pra as espécies amazônicas. 
Foto: Mauro Caetano Filho

AS MEDIDAS BÁSICAS CITADAS, SÃO DE GRANDE VALIA PARA A SANIDADE DOS PEIXES EM CATIVEIRO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS: RENDIMENTOS E PERDAS"

Os rendimentos na filetagem da tilápia são variáveis, e fatores como o tamanho, sexo e a linhagem dos peixes devem ser considerados. Este é, obviamente, um elemento importante para ser incluído no cálculo dos custos de produção. O rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, em torno de 8 a 12% do peso corporal constitui-se em vísceras.  Para filés com pele : podem ser obtidos os rendimentos de 40 a 42%.  Para os filés sem pele : cerca de 32% a 38% podem ser alcançados se o filetagem for feito de forma manual e apenas 30% a 31% se for realizado em uma máquina de filetagem. Perdas durante o congelamento : o congelamento pode ser feito antes de embalagem dos filés, e pode gerar perda de 1 a 3% (dependendo do sistema de congelamento utilizado). O processo de congelamento deve ser realizado tão rapidamente quanto possível e o material congelado deve ser embalado antes ou logo após o congelamento, a fim de evitar perdas por desidratação. Tabela. Porcentag

"FRIGORÍFICO DE PEIXES SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS"

EMPRESA DE AGRONEGÓCIO QUE ATUA NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES DESDE 1995; PRODUZINDO, ABATENDO E COMERCIALIZANDO FILÉS DE TILÁPIA E PEIXES PARA PESQUEIROS.  A CRIAÇÃO É REALIZADA COM NORMAS TÉCNICAS BASEADAS NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E NA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS.   LOCALIZAÇÃO: ROLÂNDIA – PR VISITE NOSSO SITE: http://pescadossmartfish.com.br/index.php  PRODUTOS SMARTFISH PESCADOS SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - E-mail: pescados.smartfish@hotmail.com site:... Telefones: Fixo: 43-3256-4023 Vivo: 43-9148-1075 Tim: 43-9972-2536 Oi: 43-8455-6601 Claro: 43-8801-8387 A META DE PRODUÇÃO E ABATE DA SMARTFISH É  900 TONELADAS DE PEIXES/ANO E O OBJETIVO É CHEGAR A 7 TONELADAS/DIA.       PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES SAUDÁVEIS PARA O CONSUMO: AQUISIÇÃO DE ALEVINOS DA PISCICULTURA AQUABEL: FONE: 43-3255-1555 ESTOCAGEM AGENDADA ALEVINOS COM ÓTIMA GENÉTICA ALEVINOS COM 5 DIAS DE ESTOCAGEM Juvenis

"FORNECEDORES DE ALEVINOS E PEIXES NA REGIÃO DE LONDRINA E NORTE DO PARANÁ"

Engorda intensiva - tilápias se alimentando e muito saudáveis. 1.        PISCICULTURA AQUABEL – ROLÂNDIA – PR ALEVINOS DE TILÁPIA – PA E SUPREME. FONE: 43 – 3255-1555 – site: pisciculturaaquabel.com.br. Eng. Agrônomo Ricardo Luis, gerente geral da Aquabel e responsável pela comercialização de alevinos. Alevinos depurando para entrega aos piscicultores   Embalagem com alevinos preparados para o transporte http://criapeixe.blogspot.com/2013/01/piscicultura-aquabel-um-marco-na.html 2.        PISCICULTURA BANDEIRANTES – ROLÂNDIA – PR PEIXES VIVOS PARA PESQUEIRO – TILÁPIAS E PACU. FONE: 43 – 9972-2536. 3.        JULIO HERMANN LEONHARDT – PISCICULTURA MATÃO - FLORESTÓPOLIS – PR ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA. 4.        JANETE/VALMOR – CAMBARÁ – PR ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS: CARPAS, PACU, DOURADO, PINTADO E OUTRAS. FONE: 43 – 9109-9090. 5.        ROBERTO MOREIRA – SANTA MARIANA – PR ESPÉCIES NATIVAS: PACU