Pular para o conteúdo principal

SRA - "SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA NA AQUICULTURA"



RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA

FILTRO BIOLÓGICO 
Filtro biológico utilizado para reprodução de tilápias


O filtro biológico depende diretamente do nitrificação, processo microbiológico realizado por bactérias autotróficas que oxidam a amônia NH+4 → NO-2 → NO-3. O íon amônio (NH+4) é relativamente  pouco tóxico aos peixes, mas a sua remoção e eliminação da água de criação vai depender da taxa de equilíbrio com a amônia molecular (NH-3) que é altamente tóxica. O nitrito (NO-2) é um produto intermediário na nitrificação, e é muito tóxico para os peixes formando uma molécula denominada meta hemoglobina que causa a doença do sangue marrom (oxidação da hemoglobina), por isso é muito importante para o sistema de recirculação de água na aquicultura. Enquanto, o nitrato não é essencialmente tóxico e a sua concentração pode ser mais elevada do que as outras substâncias.
MICROBIOLOGIA
Vários gêneros de bactérias são responsáveis pela oxidação de amônia a nitrito, sendo as mais importantes as Nitrossômonas que realizam a transformação de NH+4 → NO-2 e as Nitrobactérias que completam a reação e o nitrito se transforma em nitrato.
INFLUENCIA DAS VARIÁVEIS FÍSICAS E QUÍMICAS
- Oxigênio, temperatura, pH, bicarbonato e concentração de amônia molecular.
A interferência do pH na nitrificação é discutível, porque as bactérias se adaptam as condições do pH que são submetidas. O s filtros podem ser operados em pH=5 que é baixo ou pH=10 e se aclimatadas a estas condições, as variações não influenciam no processo (Wheton et al 1991).
O requerimento estequiométrico para a nitrificação de 1,0 miligrama/L de nitrogênio amoniacal se converter a nitrato é de 4,18 a 4,33 miligrama/L de oxigênio e quando a concentração está entre 1,0 e 2,0 miligrama/L limita a nitrificação.
O processo de nitrificação consome bicarbonato e com isso reduz o pH (que também pode diminuir pela produção de hidrogênio iônico (H+)). O requerimento de bicarbonato (CaCO3) é de 4,17 a 7,14 g/L por 1,0 mg/L de amônia. A concentração da alcalinidade total deve ser em torno de 75 mg/L ou 1,5 meq/L para realizar o máximo de nitrificação.
REQUERIMENTOS PARA A NITRIFICAÇÃO DE 1,0 mg DE N-NH+4 → NO-3:
OXIGÊNIO: 4,18-4,33 mg/L;
T°C: 30-35 – faixa: -5-42°C pode ocorrer a nitrificação (adaptação ao meio pelas bactérias);
CaCO3: 4,17-7,14 mg/L;
ALCALINIDADE TOTAL: 75 mg/L.
A amônia não ionizada NH-3 é toxica para as bactérias nitrificantes inibindo a ação das Nitrobactérias quando a concentração for 0,1 a 1,0 mg/L e com isso para a nitrificação. Enquanto que as Nitrossômonas são mais tolerantes.
            O ácido nítrico (HNO2) quando está em equilíbrio com o nitrito em solução aquosa é tóxico para as bactérias nitrificantes em concentrações baixas como 0,22 mg/L, mas como a constante de equilíbrio entre o ácido nítrico e nitrito é alta (10-3,14) com isto o ácido nítrico não esta presente quando o pH for baixo e ao redor de 5. Portanto a toxicidade ocorre pela inibição da nitrificação e pela quantidade do nitrito no sistema.
            O sistema fechado é altamente instável e requer análise diária de oxigênio, temperatura, nitrito, amônia, alcalinidade total, salinidade e pH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS: RENDIMENTOS E PERDAS"

Os rendimentos na filetagem da tilápia são variáveis, e fatores como o tamanho, sexo e a linhagem dos peixes devem ser considerados. Este é, obviamente, um elemento importante para ser incluído no cálculo dos custos de produção. O rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, em torno de 8 a 12% do peso corporal constitui-se em vísceras.  Para filés com pele : podem ser obtidos os rendimentos de 40 a 42%.  Para os filés sem pele : cerca de 32% a 38% podem ser alcançados se o filetagem for feito de forma manual e apenas 30% a 31% se for realizado em uma máquina de filetagem. Perdas durante o congelamento : o congelamento pode ser feito antes de embalagem dos filés, e pode gerar perda de 1 a 3% (dependendo do sistema de congelamento utilizado). O processo de congelamento deve ser realizado tão rapidamente quanto possível e o material congelado deve ser embalado antes ou logo após o congelamento, a fim de evitar perdas por desidratação. Tabela. Porcentag

"FRIGORÍFICO DE PEIXES SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS"

EMPRESA DE AGRONEGÓCIO QUE ATUA NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES DESDE 1995; PRODUZINDO, ABATENDO E COMERCIALIZANDO FILÉS DE TILÁPIA E PEIXES PARA PESQUEIROS.  A CRIAÇÃO É REALIZADA COM NORMAS TÉCNICAS BASEADAS NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E NA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS.   LOCALIZAÇÃO: ROLÂNDIA – PR VISITE NOSSO SITE: http://pescadossmartfish.com.br/index.php  PRODUTOS SMARTFISH PESCADOS SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - E-mail: pescados.smartfish@hotmail.com site:... Telefones: Fixo: 43-3256-4023 Vivo: 43-9148-1075 Tim: 43-9972-2536 Oi: 43-8455-6601 Claro: 43-8801-8387 A META DE PRODUÇÃO E ABATE DA SMARTFISH É  900 TONELADAS DE PEIXES/ANO E O OBJETIVO É CHEGAR A 7 TONELADAS/DIA.       PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES SAUDÁVEIS PARA O CONSUMO: AQUISIÇÃO DE ALEVINOS DA PISCICULTURA AQUABEL: FONE: 43-3255-1555 ESTOCAGEM AGENDADA ALEVINOS COM ÓTIMA GENÉTICA ALEVINOS COM 5 DIAS DE ESTOCAGEM Juvenis

"FORNECEDORES DE ALEVINOS E PEIXES NA REGIÃO DE LONDRINA E NORTE DO PARANÁ"

Engorda intensiva - tilápias se alimentando e muito saudáveis. 1.        PISCICULTURA AQUABEL – ROLÂNDIA – PR ALEVINOS DE TILÁPIA – PA E SUPREME. FONE: 43 – 3255-1555 – site: pisciculturaaquabel.com.br. Eng. Agrônomo Ricardo Luis, gerente geral da Aquabel e responsável pela comercialização de alevinos. Alevinos depurando para entrega aos piscicultores   Embalagem com alevinos preparados para o transporte http://criapeixe.blogspot.com/2013/01/piscicultura-aquabel-um-marco-na.html 2.        PISCICULTURA BANDEIRANTES – ROLÂNDIA – PR PEIXES VIVOS PARA PESQUEIRO – TILÁPIAS E PACU. FONE: 43 – 9972-2536. 3.        JULIO HERMANN LEONHARDT – PISCICULTURA MATÃO - FLORESTÓPOLIS – PR ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA. 4.        JANETE/VALMOR – CAMBARÁ – PR ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS: CARPAS, PACU, DOURADO, PINTADO E OUTRAS. FONE: 43 – 9109-9090. 5.        ROBERTO MOREIRA – SANTA MARIANA – PR ESPÉCIES NATIVAS: PACU