Pular para o conteúdo principal

MOLUSCOS PARASITAS DE PEIXES: PROFILAXIA NOS VIVEIROS COM ANODONTITES (MALACOPRAGAS)



PROFILAXIA DOS VIVEIROS:


Figura de um indivíduo adulto, Bivalves límnicos nativos Anodontites trapesialis (Lamarck, 1819)
Este parasita se incista sobre a superfície corporal, nadadeiras, opérculo, brânquias e até o olho do peixe, as mortes ocorrem por asfixia pelas barreiras físicas provocados pelo excesso de muco nas brânquias. As partes afetadas ficam cheias de pontos brancos que são os quistos e sob toque manual apresenta-se áspero como se estivesse tocando grânulos de areia. O incistamento das larvas ocorrem na epiderme dos peixes. O diagnóstico deve ser feito com um microscópio esterioscópico. 
O período de parasitismo geralmente é de 15 a 30 dias, quando já na forma de mexilhão se solta do peixe e volta a ter vida livre.

FAZER A RETIRADA MANUAL DAS CONCHAS:

A retirada manual das conchas encontradas nos viveiros, deverá ser realizada imediatamente após a secagem dos mesmos, durante o processo de manutenção, limpeza e esvaziamento, devendo ser aplicado a seguir,  100 g/m2 de “cal virgem” sobre o substrato e paredes do viveiro, visando “exterminar” possíveis larvas infectantes e os naiades juvenis. Um detalhe interessante a salientar é que os cristais de NaCl (sal) ativam as larvas infectantes, portanto não deve ser feito a aplicação de sal no viveiro.

Aplicar o vazio sanitário por 10 dias, pelo menos. 



Fundo do viveiro com Anodontites caminhando na lama e deixando as trilhas.





Aplicação de cal virgem.

 Esses moluscos possuem a capacidade de se enterrar até 2 metros no fundo do viveiro.

É importante ressaltar que a espécie Anodontites trapesialis (Lamarck, 1819) funciona ainda como um organismo "hermafrodita", podendo acontecer a "autofecundação", o que de alguma forma pode vir a "complicar" ainda mais a sua condição de praga, através do seu estádio larval "Lasidium", nas  pisciculturas onde esta ocorra.

O ciclo reprodutivo desta espécie no Brasil, é influenciado por condições climáticas e ambientais, ocorre no período de Abril a Setembro, quando as temperaturas estão mais baixas.
 
 NÃO DEVE SER FEITO O TRATAMENTO QUANDO O PARASITA ESTIVER INCISTADO NO PEIXE; MÁS SIM ELIMINAR OS JUVENIS E ADULTOS QUE EXISTIREM NOS VIVEIROS.
OUTRA ESTRATÉGIA DE CONTROLE E MANTER OS VIVEIROS SEM PEIXES NOS PERÍODOS EM QUE AS TEMPERATURAS ESTIVEREM ABAIXO DE 22° C.
LONDRINA, 20 DE MAIO DE 2010. MAURO CAETANO FILHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS: RENDIMENTOS E PERDAS"

Os rendimentos na filetagem da tilápia são variáveis, e fatores como o tamanho, sexo e a linhagem dos peixes devem ser considerados. Este é, obviamente, um elemento importante para ser incluído no cálculo dos custos de produção. O rendimento após a evisceração varia entre 88 a 92%, ou seja, em torno de 8 a 12% do peso corporal constitui-se em vísceras.  Para filés com pele : podem ser obtidos os rendimentos de 40 a 42%.  Para os filés sem pele : cerca de 32% a 38% podem ser alcançados se o filetagem for feito de forma manual e apenas 30% a 31% se for realizado em uma máquina de filetagem. Perdas durante o congelamento : o congelamento pode ser feito antes de embalagem dos filés, e pode gerar perda de 1 a 3% (dependendo do sistema de congelamento utilizado). O processo de congelamento deve ser realizado tão rapidamente quanto possível e o material congelado deve ser embalado antes ou logo após o congelamento, a fim de evitar perdas por desidratação. Tabela. Porcentag

"FRIGORÍFICO DE PEIXES SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - PROCESSAMENTO DE TILÁPIAS"

EMPRESA DE AGRONEGÓCIO QUE ATUA NA ÁREA DE CRIAÇÃO DE PEIXES DESDE 1995; PRODUZINDO, ABATENDO E COMERCIALIZANDO FILÉS DE TILÁPIA E PEIXES PARA PESQUEIROS.  A CRIAÇÃO É REALIZADA COM NORMAS TÉCNICAS BASEADAS NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E NA QUALIDADE FINAL DOS PRODUTOS.   LOCALIZAÇÃO: ROLÂNDIA – PR VISITE NOSSO SITE: http://pescadossmartfish.com.br/index.php  PRODUTOS SMARTFISH PESCADOS SMARTFISH - ROLÂNDIA - PR - E-mail: pescados.smartfish@hotmail.com site:... Telefones: Fixo: 43-3256-4023 Vivo: 43-9148-1075 Tim: 43-9972-2536 Oi: 43-8455-6601 Claro: 43-8801-8387 A META DE PRODUÇÃO E ABATE DA SMARTFISH É  900 TONELADAS DE PEIXES/ANO E O OBJETIVO É CHEGAR A 7 TONELADAS/DIA.       PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PEIXES SAUDÁVEIS PARA O CONSUMO: AQUISIÇÃO DE ALEVINOS DA PISCICULTURA AQUABEL: FONE: 43-3255-1555 ESTOCAGEM AGENDADA ALEVINOS COM ÓTIMA GENÉTICA ALEVINOS COM 5 DIAS DE ESTOCAGEM Juvenis

"FORNECEDORES DE ALEVINOS E PEIXES NA REGIÃO DE LONDRINA E NORTE DO PARANÁ"

Engorda intensiva - tilápias se alimentando e muito saudáveis. 1.        PISCICULTURA AQUABEL – ROLÂNDIA – PR ALEVINOS DE TILÁPIA – PA E SUPREME. FONE: 43 – 3255-1555 – site: pisciculturaaquabel.com.br. Eng. Agrônomo Ricardo Luis, gerente geral da Aquabel e responsável pela comercialização de alevinos. Alevinos depurando para entrega aos piscicultores   Embalagem com alevinos preparados para o transporte http://criapeixe.blogspot.com/2013/01/piscicultura-aquabel-um-marco-na.html 2.        PISCICULTURA BANDEIRANTES – ROLÂNDIA – PR PEIXES VIVOS PARA PESQUEIRO – TILÁPIAS E PACU. FONE: 43 – 9972-2536. 3.        JULIO HERMANN LEONHARDT – PISCICULTURA MATÃO - FLORESTÓPOLIS – PR ALEVINOS E JUVENIS DE TILÁPIA. 4.        JANETE/VALMOR – CAMBARÁ – PR ESPÉCIES EXÓTICAS E NATIVAS: CARPAS, PACU, DOURADO, PINTADO E OUTRAS. FONE: 43 – 9109-9090. 5.        ROBERTO MOREIRA – SANTA MARIANA – PR ESPÉCIES NATIVAS: PACU